As minhas princesas

As minhas princesas
As minhas princesas

sábado, 27 de janeiro de 2018

Escleroterapia ou mulher sofre!?!??!


Desde os meus 15 ou 16 anos que me lembro de ter derrames nas pernas, primeiro apenas alguns mas com o passar dos anos e com a maternidade a situação agravou-se, também não ajuda nada o facto de eu ser branca como a cal da parede, até as veias se notam quase todas!!
Quando a minha filha mais velha tinha 2 ou 3 anos comecei a fazer tratamento aos derrames, a chamada "escleroterapia", normalmente fazia entre novembro e março um tratamento de 5 em 5 semanas (mais ou menos) consoante a minha disponibilidade e a agenda do médico (não se deve fazer no verão para a pele não ficar marcada).
Com a gravidez, o nascimento e a amamentação da minha piolhita mais nova tive de interromper o tratamento, até que no final do ano passado decidi, já sem impedimentos, voltar aos tratamentos.
O médico, que agora é outro, aconselhou-me na 1.ª consulta a fazer primeiro um ecodopler para verificar qual o estado interior das minhas pernas, fiquei a saber que numa das pernas tenho uma veia insuficiente, que se traduz numa circulação de sangue deficiente que também ajuda no aparecimento dos derrames vasculares.
Já fiz o 1.º tratamento, que consiste em picadas nas zonas afetadas por derrames para injetar um líquido que faz com que o derrame desapareça ou atenue, pela minha experiência anterior posso afirmar que se nota bastantes melhorias, no entanto, não é um tratamento definitivo porque acabam por ir aparecendo novos derrames, trata-se portanto de um tratamento de manutenção. Desta vez levei 28 picas (até se acabar o líquido que estava na seringa) e fiquei com as minhas pernocas no estado que retrato nas fotos seguintes. Depois das picadelas são colocados os rolinhos de algodão com adesivo para as pernas não sangrarem e para que não saíssem o médico colocou mais umas tiras grandes de adesivo por cima. Deve-se calçar logo de seguida meias de compressão e dormir com elas durante a noite a seguir ao tratamento, no dia seguinte de manhã retira-se o arsenal todo (doeu um bocado retirar as tiras grandes de adesivo) toma-se banho normalmente e coloca-se um creme anti-inflamatório durante uns dias e se ficar algumas nódoas negra coloca-se mais um creme para que desapareçam. Daqui a cerca de 5 semanas regresso para mais um tratamento.



9 comentários:

  1. Dora sei que se sofre muito!
    Boa recuperação!!!bj

    ResponderEliminar
  2. Dora, sei do que fala porque faço o mesmo tratamento.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Nunca fiz esse tipo te tratamento mas fiz outros. As melhoras

    Hoje:- Sou terra e mar...Sou sol e lua
    -
    Bjos
    Votos de um Domingo Feliz.

    ResponderEliminar
  4. Dora, fiz esses tratamentos e até fiz uns a laser. Na verdade algumas varizes secaram, mas apareceram outras e desisti de as tratar! Uso (às vezes!) meias de compressão, nem tenho doutras, mas tenho umas pernas desastrosas. Não quis ser operada porque o meu irmão mais novo teve uma embolia durante uma cirurgia a uma perna e morreu nela, com 45 anos. Eu já morro assim como estou.
    Mas acho que fazes muito bem em fazer esses tratamentos enquanto és novinha.
    Beijinhos para ti e para as tuas lindas princesas, que já estão tão crescidas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou tentando retardar esta herança do meu pai que também tem as pernas cheias de derrames.
      Bjs

      Eliminar
  5. Obrigada pelos esclarecimentos sobre escleroterapia

    ResponderEliminar

Deixem os vossos comentários, ficarei muito satisfeita quando os receber!